fbpx

Construtora e Incorporadora em Praia Grande - Construtora JR & Garcia A sua construtora em Praia Grande

Praia Grande torna-se o terceiro maior Município da Baixada Santista

Praia Grande torna-se o terceiro maior Município da Baixada Santista. A Cidade ampliou em 9.122 pessoas e agora é a terceira mais populosa da Região.

Nenhum município da Baixada Santista cresceu mais em habitantes que Praia Grande em 2018. A Cidade ampliou nada menos que 9.122 pessoas a sua população em comparação ao ano de 2017 e agora é a terceira mais populosa da Região, fato inédito em seus 51 anos de existência.

Com ações que reforçaram a infraestrutura em todas as regiões ao longo dos últimos anos, cada vez mais Praia Grande tem atraído novas empresas que estão se instalando em solo praia-grandense. O Município, que está em quarto lugar em pesquisa do Ministério do Turismo que aponta os destinos mais procurados por turistas no País na alta temporada, por final de semana, recebe cerca de 300 mil pessoas.


Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29), de acordo com a estimativa anual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Depois de Praia Grande, São Vicente e Guarujá são os municípios que mais ampliaram suas populações na região, com 2.793 e 2.544, respectivamente.

Segundo o levantamento, que toma como base e referência a data de 1 de julho de cada ano, Praia Grande agora conta com 319.146 habitantes. Em 2017, no mesmo período, haviam 310.024 moradores, um crescimento de 2,94%. O montante supera o Município de Guarujá (318.107) pela primeira vez na história. Santos, com 432.957, e São Vicente, com 363.173, são os mais populosos da Baixada Santista. No início da década, Praia Grande tinha 262.051 habitantes. Em 2013, 287.967.


O crescimento populacional de Praia Grande se reflete diretamente na participação do Município em relação ao número total de habitantes da Região. Em 2017, a população da Cidade representava 16,9% da Baixada Santista. Esse ano, essa porcentagem subiu para 17,2% – a maior nessa década.

Conforme a estimativa anual do IBGE, a Baixada Santista hoje conta com 1.848.654 habitantes e representa 4% da população do Estado de São Paulo, com 45,5 milhões. O Brasil, segundo o levantamento, tem atualmente 208,5 milhões.


Desenvolvimento – Com ações que reforçaram a infraestrutura em todas as regiões ao longo dos últimos anos, cada vez mais Praia Grande tem atraído novas empresas que estão se instalando em solo praia-grandense. O Município, que está em quarto lugar em pesquisa do Ministério do Turismo que aponta os destinos mais procurados por turistas no País, por final de semana, recebe cerca de 300 mil pessoas. O que mais impressiona é que a Cidade registra picos de 1,5 milhão de visitantes, como no período do Réveillon.

Praia Grande evoluiu ao longo dos últimos anos. São dois caminhos que a Cidade deve seguir agora. Em um curto prazo, trata do aprimoramento dos sistemas de saúde, segurança e transporte. O fortalecimento do processo de desenvolvimento econômico também é meta. A médio e longo prazos, é importante ampliar os serviços pensando na população que chegará no Município”, analisou o prefeito de Praia Grande.


Mas o crescimento de Praia Grande não é só populacional. A Cidade atrai cada vez mais um número maior de investidores relacionados ao comércio, serviços e construção civil. Tudo isso resultou em uma maior oferta de vagas de empregos. Grandes redes escolheram o Município como parte do projeto de expansão e para iniciar as atividades na Baixada Santista, casos do KFC, Taco Bell, Decathlon, Havan e a Obramax. A tendência é que outras marcas passem a operar em solo praia-grandense nos próximos anos.

O comércio no geral demonstra força em todas as regiões da Cidade. Exemplo disso é a Avenida Marechal Mallet, no Bairro Canto do Forte, que concentra o segmento de bares e restaurantes. Os negócios foram estimulados principalmente após os investimentos da Prefeitura na área de urbanismo.


Futuro – A real expectativa de um desenvolvimento ainda maior para os próximos anos está depositada na implantação do Complexo Andaraguá. O empreendimento prevê a construção de um aeroporto para aviões de carga, além de um parque empresarial, que deve abrigar mais de 200 galpões de 10 mil metros quadrados cada para a instalação de empresas de comércio exterior. O projeto do aeródromo já foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A pista deverá ter 2.600 metros de comprimento, o que possibilita que aviões de grande porte possam operar no local. Serão 15 mil empregos diretos e indiretos.

Investimentos – O Município chegou aos 51 anos como referência na Região, Estado e até no País em alguns serviços e ações. Um dos destaques é a Educação. A Cidade conta com 76 escolas municipais informatizadas. Somente nesta semana, três novas unidades de ensino foram inauguradas reforçando a estrutura já existente. No total, são 54 mil alunos atendidos pelo Município.


Na área da Segurança, Praia Grande possui um dos maiores parques tecnológicos do País com quase 2 mil câmeras de videomonitoramento instaladas em vários pontos da Cidade e modernos softwares capazes de integrar todas as informações captadas pelas lentes.

Outro setor que vem demonstrando importante evolução é a Saúde. O Município funciona como referência na Região por ser o único a contar com os programas de Residência em medicina de Família e Comunidade e o da Multiprofissional. A Cidade possui ainda a importante marca de 100% da população assistida pelo programa Estratégia Saúde da Família (ESF). A estrutura conta com 27 unidades de Atenção Básica, além do Hospital Irmã Dulce, unidades de Urgência e Emergência e também de Especialidades.


Na área da preservação ao meio ambiente e serviços urbanos, a Prefeitura iniciou em 2012 a construção de espaços destinados exclusivamente para o descarte correto destes tipos de materiais pela própria população, os Ecopontos. São 12 unidades que têm mostrado resultados positivos. Só para se ter uma ideia, a quantidade recebida nestes locais em 2017 foi aproximadamente 20% superior a de 2016, passando de 294,2 toneladas para 370,4 toneladas no último ano.


Merece destaque também a atuação do poder público quando se fala em Melhor Idade. Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, a Cidade está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso. Uma das principais ações para se alcançar este feito foi a criação do Programa Conviver, há mais de 20 anos. São nove unidades que oferecem atividades gratuitas esportivas e culturais para integrantes da melhor idade, totalizando cerca de 7 mil pessoas atendidas. Ações sociais oferecidas gratuitamente para a população através dos polos do Programa de Ação e Cidadania (PIC) e Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) também beneficiam milhares de pessoas de todas as faixas etárias.


A juventude também tem seu espaço garantido. Por meio do Programa SuperEscola, a Cidade oferece atividades esportivas e culturais no contraturno escolar a cerca de 6 mil alunos da rede pública e estadual. Este trabalho ainda revela atletas para o cenário esportivo nacional. Este é o caso de Gilmara Cristina Prudêncio, que começou a praticar judô com 10 anos pelo programa e foi selecionada para compor a Seleção Brasileira na modalidade.

Fonte e imagens: Prefeitura de Praia Grande


Venha morar em Praia Grande. Apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios nos melhores bairros da cidade.
Mais informações com nossos corretores:

💬 Atendimento On-Line 24 hrs
🔗www.construtorajregarcia.com.br/chat

WhatsApp JR & Garcia:
📱 (1398205.4445 ou clique no link abaixo:
🔗wa.me/5513982054445

📞 (133356.5220
📧 e-mail: vendas@construtorajregarcia.com.br

Construtora JR e Garcia
Você é o nosso maior projeto.

Conheça nossos empreendimentos em Praia Grande. Venha morar em Praia Grande. Apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios nos melhores bairros da cidade. Construtora JR e Garcia, a sua construtora em Praia Grande SP.

COMPARTILHE

Dúvidas ou sugestões entre em contato pelo formulário abaixo: