Pages Menu
Facebook
Categories Menu

Postado em Praia Grande

Praia Grande mantém investimentos em segurança e entrega 28 novas viaturas para a GCM

Veículos foram entregues em evento no Boqueirão

Praia Grande mantém investimentos em segurança e entrega 28 novas viaturas para a GCM

Praia Grande mantém investimentos em segurança e entrega 28 novas viaturas para a GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande recebeu nesta quinta-feira (28) um importante reforço para o atendimento das ocorrências na Cidade: 28 novas viaturas, um novo grupamento da corporação – a ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) -, e dois drones. A apresentação aconteceu na Avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão, e contou com a presença de munícipes e autoridades.

Com nova identidade visual, nas cores azul claro e azul escuro, as viaturas são do tipo Jeep (Renegade) e têm um porte maior, facilitando o embarque e desembarque dos guardas, principalmente em áreas cujo acesso seja mais restrito. Outra vantagem é o fato de os carros serem movidos a diesel, o que vai representar significativa economia em combustível. 

Na ocasião, o prefeito de Praia Grande passou a tropa em revista acompanhado do secretário de Assuntos de Segurança Pública e do comandante da corporação e explicou que a escolha pelos veículos foi criteriosa, dentro de um processo licitatório, buscando aprimorar os serviços na área de Segurança Pública. “A corporação passa agora a contar com uma frota que faz 10 quilômetros com um litro de combustível e é adequada para a realização de operações especiais. Estamos potencializando em quatro vezes mais o desempenho da GCM”.

E exemplificou os investimentos da Administração Pública em Segurança Pública apontando resultados. “Graças ao sistema que implantamos com as câmeras de OCR (reconhecimento de caracteres), já conseguimos reduzir em 70% os casos de furtos apenas nos primeiros quatro meses do ano”. Ele adiantou ainda que o objetivo da Administração Municipal é ampliar o número de câmeras desse tipo de 78 para 200 nos próximos meses.

Os dois drones adquiridos recentemente em parceria pela Administração Municipal e iniciativa privada também foram expostos para que a população conhecesse os equipamentos.

Das 28 viaturas que foram entregues, seis serão destinadas à ROMU (antiga Equipe Tática) e ao Canil; uma para o Grupamento Ambiental, uma para a Náutica, uma para a Defesa Civil e duas para os guardas que atuam no Trânsito. O restante, 17 veículos, serão destinados ao Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI). Atualmente, a GCM tem um efetivo de 354 integrantes.

As equipes que compõem o grupamento passaram por um treinamento específico e estão aptas para o atendimento de qualquer tipo de ocorrência. Durante a apresentação das viaturas, os guardas que compõem a ROMU receberam as boinas e braçais que identificam a ROMU.

Na ocasião, o chefe do Executivo assinou ainda a lei complementar de revalorização salarial dos servidores municipais de Praia Grande, a lei complementar que altera e reestrutura o Plano de Carreira da GCM e uma ordem de serviço para o início dos estudos técnicos necessários para a reforma do prédio onde será instalada a nova sede da Defesa Civil do Município. 

Fonte: Prefeitura de Praia Grande